História

Fundada em Agosto de 1982 pelo seu actual Presidente do Conselho de Administração, inicialmente como uma mera empresa comercial, desde cedo a RESUL se assumiu no mercado como uma empresa também industrial, participando total ou parcialmente no capital social de fábricas nacionais e interagindo na definição de gamas e de estratégias de algumas fábricas suas fornecedoras.

Entre 1994 e 1998 a RESUL constituiu ainda as suas subsidiárias comerciais no estrangeiro, nomeadamente em Cabo Verde, Angola e Moçambique.

Em Dezembro de 2003 a RESUL obteve a sua certificação ISO 9001, constantemente renovada em cada ano subsequente.

Em 2018 a empresa criou um Departamento específico na área das energias renováveis, onde são concebidos e desenvolvidos projectos de centrais solares fotovoltaicas para auto-consumo, seguindo-se, após adjudicação, a sua instalação e entrega aos clientes na modalidade “chave na mão”.

Na componente produtiva, assume uma especial importância a fábrica portuguesa PROMECEL, Industria de Componentes Mecânicos e Eléctricos Lda. (sediada em Braga), onde é produzida a maioria dos produtos nucleares dos catálogos RESUL. A interligação com a PROMECEL é mutuamente estratégica, competindo à RESUL a definição das gamas que a si mesmo interessam e ainda a sua concepção e desenvolvimento.

Desde o início a RESUL apostou numa estratégia de diferenciação e globalização. Hoje em dia, tendo em conta as alterações na economia mundial decorrentes da pandemia e ainda da recente guerra na Europa, a estratégia da empresa aponta para uma concentração total no seu “core business”: redes eléctricas e soluções de energia fotovoltaica, nomeadamente:

  • Mercado interno: enfoque e concentração totais nos negócios com as empresas institucionais do sector e instaladores por estas contratados e ainda empresas ou fundos de investimento interessados na instalação de centrais fotovoltaicas de auto-consumo.
  • Mercado externo: acompanhamento sistemático dos principais clientes internacionais e reforço de actividade comercial nos mercados onde a empresa se encontra bem posicionada: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Argélia, Líbia, Mauritânia, S. Tomé e Príncipe, Benim, Zimbabwe, Burundi e muitos outros mais entretanto emergentes.